Se você preza pela privacidade online, talvez queira saber que o Google, maior serviço de buscas e uma das maiores empresas tecnológicas do mundo, pode saber mais sobre sua vida do que você imagina.
E não é que isso seja um segredo, afinal, para usar os serviços da gigante da internet todo usuário concorda com os termos de uso, política de privacidade e tudo mais. No entanto, em meio a tanto detalhe, não é de se espantar que muita gente acabe deixando passar despercebido algum ponto importante
Se você acha, por exemplo, que o simples fato de usar uma navegação anônima ou excluir o histórico do navegador é o bastante pra assegurar que seus passos não sejam conhecidos pelo Google, saiba que pode estar muito equivocado.
Isso porque quem costuma usar o smartphone conectado à conta Google por aí, ou mesmo deixar o laptop e computador ‘logado’ na mesma sem nunca ter mexido em suas configurações de privacidade, geralmente está permitindo que o serviço armazene todo o histórico de navegação e preferências.
A seguir você poderá conferir alguns pontos e links que mostram de maneira mais detalhada sobre o quanto o Google pode saber sobre você. Veja!
O Google sabe mais a seu respeito do que você imagina – Veja
Configurações de anúncios
Com base nos dados cadastrais e de buscas, o Google pode tirar conclusões a respeito dos gostos e preferências de seus usuários.
Todas essas informações podem ser usadas eventualmente pela empresa para que ela possa exibir anúncios de acordo com o interesse de cada um. Você pode acessar a página “Configurações de Anúncios” para ver quais são suas preferências atuais e realizar eventuais alterações (é preciso estar logado na conta Google).
Histórico de localização
Uma simples conexão à internet permite que o sistema do Google registre o histórico de sua localização, e isso independente de você ter ou não um GPS. Veja seu Histórico de Localização no Google, é preciso estar logado em sua conta.
Histórico de pesquisa
E aqui voltamos à questão do histórico de navegação salvo pelo Google em seu próprio banco de dados. Pra completar o serviço sabe até mesmo em quais anúncios o usuário você já clicou quando logado em sua conta.
Dispositivos usados para conectar
Se você acha que além do Google, alguém mais pode estar tendo acesso às suas configurações e dados, basta verificar quais são os dispositivos usados para conectar á sua conta.
O Google também armazena os dispositivos e atividades, de modo que, se você observar um dispositivo desconhecido, o melhor a fazer é excluí-lo da lista caso o mesmo ainda esteja conectado.
Bônus: Exportar dados do Google
Se agora que entende quais os dados que são armazenados pelo Google, você tiver interesse em exportar os mesmos, basta usar o aplicativo de exportação do serviço. Para isso, acesse “Sua conta, seus dados”, também é preciso estar logado no serviço
0 comentários:
Speak up your mind
Tell us what you're thinking... !